Buscar
  • Carol Derschner

Polenta!


Esta semana fizemos aqui um prato simples, mas cheio de significado. Polenta ao molho de carne moída com azeitonas, tomates, cenouras e temperos (não ficou como a da foto, mas estava com uma ótima aparência).


A polenta servida pura, cozida com água ou leite e acompanhada de no máximo alguns vegetais foi a base da alimentação dos imigrantes italianos no Brasil. Graças a ela, o povo italiano, fosse já aqui ou mesmo em sua terra natal, sobreviveu à pobreza e à fome. A polenta foi para eles como a mandioca foi e é para os brasileiros.


Não tenho antepassados italianos mas, como muita gente, sou descendente de imigrantes e sempre me enchem de respeito e comoção suas histórias sobre a partida de suas pátrias.


Histórias que me fazem pensar que a maior parte dessa gente não teve o medo ou a desistência como escolha. Que suas trajetórias possam nos inspirar a seguir com confiança, energia e trabalho diante do desconhecido, sempre. Por hoje comemos com alegria, lembrando daqueles que, muitas vezes atravessaram a tristeza para ajudar a construir as condições de vida que temos atualmente. Bom apetite. ❤️


Caroline Derschner

todos os direitos reservados